By AdminFerticel 14/05/2024
O gergelim, por seu alto valor agregado, é conhecido como a “joia dourada dos campos”, o grão oferece uma oportunidade de cultivo lucrativa e sustentável para agricultores de pequeno, médio ou grande porte.
O seu Antônio Peretti é produtor em Gaúcha do Norte – MT, ele optou por cultivar o gergelim no lugar do milho por entender a vantagem em relação ao preço pago pelo kg de milho que não chega a um Real, enquanto o quilo gergelim pode ser vendido por R$ 3,80. Na propriedade o rendimento por ha pode chegar a 1500kg. Um rendimento muito superior a outras culturas.
O ciclo da planta é de apenas 90 a 130 dias. Originário da África, o gergelim tem uma longa história de cultivo e o apelo de produto saudável e agregador de sabor aos alimentos tem estimulado o consumo nacional mesmo em tempos de preços em alta. Além de ser uma cultura relativamente fácil de cultivar, o gergelim oferece uma série de benefícios tanto para os agricultores, quanto para o meio ambiente. O alto valor nutricional inclui uma fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais, tornando-as uma adição valiosa a uma dieta saudável. Na culinária ele pode ser usado, desde para a produção de óleo até a adição de sabor e textura a uma grande variedade de pratos.
Na Prática:
A planta é pouco exigente em água e muito bem adaptada às condições climáticas daqui do Brasil, a oleaginosa é uma excelente opção de cultivo por ser resistente, capaz de crescer em uma variedade de condições climáticas e de solo, no entanto, para obter os melhores resultados, é importante fornecer-lhe um solo bem drenado e adubado.
O Plantio é indicado no mês de outubro a fevereiro. Indica-se de 0,80 metro a 1 metro entre fileiras e 0,20 metro entre plantas para plantio de cultivares ramificadas (plantas com maior quantidade de ramos). Para as não ramificadas, usa-se de 0,60 metro a 0,70 metro entre fileiras e 0,10 metro entre plantas. Faça a semeadura em sulcos rasos contínuos ou em covas rasas a uma profundidade de 1 a 2 centímetros. A quantidade de sementes varia de 1,5 a 3,5 quilos por hectare.
A oleaginosa pode ser utilizada ainda na rotação de culturas como uma excelente alternativa para melhorar a saúde do solo e a reduzir a incidência de doenças e pragas.
O cultivo de gergelim oferece uma boa oportunidade para os agricultores. Com os cuidados adequados e um pouco de conhecimento, é possível colher os frutos dourados dessa planta e transformar os campos em uma fonte bastante lucrativa.