By AdminFerticel 20/08/2024
A cobertura de solo tem se destacado como uma prática agrícola essencial para garantir a sustentabilidade e a produtividade das lavouras. Porém essa técnica praticada com intencionalidade, pode levar seu solo para um novo patamar. Normalmente são utilizados materiais vegetais, como palha, restos de culturas, ou plantas de cobertura, para proteger o solo das intempéries, conservar a umidade, e melhorar a fertilidade.
Estudos mostram que o grande problema de toda a produção de alimentos do mundo é o solo, historicamente os solos tem ficado mais pobre e desnutridos. Um solo esquecido é morada de ervas daninhas, que demandam herbicidas e, consequentemente, geram impacto ambiental e mais custos.
Por isso, a cobertura de solo, ou cama de solo como é conhecida, diminui a evaporação da água do solo e com isso mantém a umidade, evitando a erosão, garantindo que as plantas tenham acesso a umidade necessária para seu desenvolvimento, mas o produtor conhece muito bem esta necessidade e normalmente faz a cobertura nas entre safras. A novidade é que é possível potencializar este processo para o próximo cultivo.
A cobertura de solo também pode desempenhar um papel importante na melhoria da qualidade do solo. Com a adição de um Organomineral nesta fase, é possível fornecer altos níveis de macro e micronutrientes, dando tempo para a ampla regeneração do solo e proporcionando uma base muito mais nutritiva no processo de plantio.
A área de nutrientes é ampliada fazendo com que a disponibilidade para a planta seja maior e consequentemente a safra possa alcançar resultados nunca vistos.
A alta concentração de matéria orgânica, do OrganoMaster, por exemplo, favorece o a decomposição dos nutrientes, para que eles sejam profundamente incorporados ao solo, aumentando sua fertilidade. Com a ação do Organomineral diminui a lixiviação de Fósforo(P) e Potássio(K), ainda os ácidos orgânicos ficam disponíveis a curto, médio e longo prazo, elevando a saúde do solo e a disponibilidade para a planta.
A cobertura de solo potencializada pode resultar em economia de insumos e aumento da produtividade a longo prazo. Estudos comprovam que quanto maior o tempo de enriquecimento de solo, melhores são os níveis de produtividade.
A utilização dos organominerais protegerem o solo, são capazes de fixar nitrogênio, melhoraram a estrutura do solo e favorecem a atividade biológica. Comprove na sua safra.