By 04/07/2024

Como a escolha dos adubos certos pode prevenir a quebra da safra em caso de intempéries climáticas. 

 

Os organominerais da Ferticel fazem a diferença na hora em que o clima não ajuda, plantas mais saudáveis tem mais resistência e esta pode ser a “salvação da sua lavoura”.

Produtores que ainda não utilizam os organominerais precisam saber que estão colocando todo seu investimento em risco. Safra após safra, as variáveis com relação a clima, pragas, entre outros fatores que o produtor não tem controle, de tempos em tempos, prejudicam a produtividade e a saúde financeira do negócio.

Por isso o fortalecimento das plantas é a melhor saída para evitar quebras nestes momentos. Contudo, uma nutrição balanceada só é possível por meio de adubos organominerais, eles fornecem uma combinação de nutrientes essenciais que fortalecem a planta em todos os estágios de crescimento, desde a raiz até as folhas. Nutrientes como potássio e nitrogênio são fundamentais para o desenvolvimento de tecidos vegetais mais robustos, tornando as plantas menos suscetíveis a danos causados pelas intempéries. Os micronutrientes como zinco, boro e cobalto são cruciais para processos metabólicos que melhoram a resistência natural das plantas.

O solo bem preparado é um pré-requisito, porém a fortificação das defesas naturais das plantas é fundamental, neste sentido a matéria orgânica presente nos organominerais melhora a estrutura do solo, aumentando a sua capacidade de retenção de água e nutrientes. Com plantas mais saudáveis é possível reduzir a necessidade de pesticidas químicos, contribuindo para um manejo mais sustentável e ambientalmente amigável mesmo em caso de frio, calor, falta ou excesso de chuvas.

Para ilustrar como isso funciona na prática, imagine uma safra de trigo. Utilizando um adubo Organomineral rico em nitrogênio (N), fósforo (P) e  potássio (K), zinco e boro, as plantas se desenvolverão com raízes fortes, folhas vigorosas e uma maior capacidade de resistir as mudanças do clima. Além disso, a saúde melhorada do solo, devido à matéria orgânica, reduzirá a lixiviação mantendo os nutrientes por mais tempo. Esses fatores combinados podem prevenir uma quebra significativa na safra, mantendo a produtividade agrícola em níveis mais elevados, ou mesmo evitando uma quebra considerável.